RSS

OS MELHORES DE 2009


O ano de 2009 acabou e como já é típico sempre surgem as mais diversificadas listas dos melhores filmes do ano, algumas realmente condizem com a realidade, outras porém são indignas de qualquer confiança ou até mesma consulta. Ano promissor para o cinema, 2009 trouxe produções de grande mérito, que pareceram trazer de volta à sétima arte a qualidade que infelizmente vinha se perdendo cada vez mais em Hollywood: filmes com história, que não se prendem a efeitos baratos, a tiroteios constantes ou simplesmente a rostos bonitos. Qualidade essa que pareceu ser percebida pela Academia quando nomeou SLUMDOG MILLIONAIRE, como o melhor filme do ano.
Eis aqui minha opinião acerca dos 10 melhores de 2009 e as respectivas justificativas, as críticas completas de cada filme se encontram en links a parte.

10. GUERRA AO TERROR, de Kathryn Bigelow - tratar o tema guerra nas telonas é algo que dificilmente é feito de maneira boa e completa, alguns se prendem nas ações, outros em interpretações, e outros até mesmo somente enfatizam uma história que todas já estão cansados de ouvir, contudo GUERRA AO TERROR ao mesmo tempo em que traz uma temática atual e constante: os conflitos iraquianos; nao se esquece de bons efeitos, boas atuações, um roteiro digno de premiações, e além de tudo, em meio a combates e explosões, não deixa de revelar o lado humano de toda a situação.

9. UP ALTAS AVENTURAS, de Peter Docter - Uma animação que se destacou em meio a tantas outras que careceram de conteúdo, tudo por apresentar aquilo que vinha faltando: uma boa história, divertida, porém séria, um filme para crianças e adultos.

8. A TROCA, de Clint Eastwood - Uma narrativa lenta, porém envolvente e emocionante.
Com uma interpretação brilhante de Angelina Jolie ( arrisco-me a dizer a melhor de sua carreira), A Troca é um filme que proporciona sérias reflexões com relação a família, amor e esperança, sem se mostrar melancólico e cansativo.

7. O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON, de David Fincher - Um conto de fadas do mundo atual, repleto de sonhos, fantasia e uma uma obra de arte inesquecível, um romance que encanta a quase todos.

6. O LUTADOR, de Darren Aronofsk - Com uma narrativa cativante e que emociona, O Lutador pode ser considerado um dos melhores de 2009 por vários aspectos, mas acredito que principalmente devido a interpretação de Mickey Rourke e sua brilhante atuação; é maravilhoso observar o ótimo desempenho de um ator que estava "no fundo do poço", mas que graças a confiança de um diretor, pôde mostrar a todos que teve forças para dar a volta por cima.

5. O LEITOR, de Stephen Daldry - Uma atmosfera um tanto quanto "pesada", uma história que emociona e que tem como fundamento o amor, o medo e o desejo de felicidade. Tudo isso com a atuação fascinante de Kate Winslet que fez de O Leitor um drama comovente e reflexivo.

4. FROST/NIXON
, de Ron Howard - Política é um assunto que dificilmente se acerta nas telas, ou se torna cansativo demais ou simplesmente devido a temática causa aversão naqueles que nem ao menos sabem acerca do filme, porém o que se vê em FROST/NIXON é um filme feito com técnica, com atuações tão perfeitas que têm-se a impressão de que realmente estamos vendo Richard Nixon e David Frost em uma série de entrevistas instigantes, tensas e ao mesmo tempo geniais.

3. AVATAR, de James Cameron - Um estouro de bilheteria, mais uma devoção a James Cameron e um filme um tanto quanto polêmico. Os efeitos e a direção de arte são elementos dignos de prêmios e exemplos de uma técnica inigualável, a sensação ao se ver AVATAR é de um completo delírio visual, afinal, aqui há coisas que até então ninguém nunca havia visto, todo o visual, todas as cores e todo o brilho. O roteiro, é certo, deixou a desejar, mas toda a técnica de AVATAR realmente o transformou num grande sucesso.

2. GRAN TORINO, de Clint Eastwood - Mais uma vez Eastwood faz de um roteiro, a princípio simples, o que considero mais uma obra prima de sua carreira, trabalhando com conceitos essenciais a uma sociedade como amor, união e família sem deixar o resultado uma narrativa pesada e pesarosa. Uma lição de técnica, história e direção que torço para que não seja esquecida pelos membros da Academia.

1. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO, de Danny Boyle - Uma produção que não tinha crédito algum, com mínimos efeitos visuais, atores desconhecidos, um diretor não tão prestigiado, e além de tudo, uma história que se passa na India, não aquela fantasiosa retratada por novelas brasileiras, mas a Índia real. SLUMDOG MILLIONAIRE não foi um dos mais esperados do ano e a principio muitos não deram crédito, contudo o resultado foi agradando gradativamente e ao fim, Quem quer ser um milionário se tornou a maior revelação de 2009; um trabalho que trouxe novamente às telonas o que mais se necessitava até então: Um filme com história, com emoção, com amor, um filme humano. E foi o Danny Boyle fez, uma obra prima que há tempos não víamos, é algo que prende ao telespectador simplesmente pela narrativa e pelos personagens, não aquela "ladainha de efeitos especiais", até mesmo porque um filme que se prende pelos efeitos logo é esquecido, afinal as técnicas sempre se aperfeiçoam e as produções com o tempo têm efeitos melhores que às anteriores (o grave erro de Cameron, mais história e AVATAR estaria aqui).
Quem quer ser um milionário pode não ter um elenco poderoso, mas as atuações são memoráveis e cativam o público, quem não torceu por Jamal Malik e por sua felicidade? É um filme que é o que é somente por sua história e personagens inesquecíveis que o fizeram digno do melhor do ano e possivelmente de muitos outros.

3 comentários:

Unknown disse...

Concordo em parte com a sua listaa....não assisti metade dela (huashuahu).
Ah! Concordo plenamente com a critica de Avatar...nem lembro a história em si...Mas os efeitos...Ah!Os efeitos! Não tem igual!

Yuri Perez disse...

Puxa Victor... Não assisti nenhum, desses filmes ainda... Acho que Harry Potter deveria estar aí...
Brincadeira!! Nem posso falar isso... Não assisti os outros!!

Mas acho que esse ano Harry Potter ganha o Oscar!!
Hahahaha!!

Ana Soares disse...

Olha, dpois dessa nossa briga vai ser feia viw.. srsrsrrsrs
Bem, ta certo q so vi metade dela ainda, mas nao acho q Quem quer ser um milionario seja algo tao estrondozo assim nao, e acho q so levou o q levou pq todos disseram q era algo bom quando na vdd nao é uma coisa tao espetacular assim, como sempre acontece por parte dos criticos.
E nao colocaaria guerra ao terror jamais nessa lista.. mas é sua opiniao e repeito

bjosss

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Plantão Cinema. All rights reserved.