RSS

Up - Altas Aventuras



As crianças assistem atentas, sorriem em determinados momentos, contudo aos poucos percebem que a cena requer seriedade e não é tão engraçada assim. Os adultos analisam e refletem, é uma animação, contudo a narrativa já os atraiu, não é mais um simples desenho sem história alguma que utiliza um humor superficial como forma de promover um péssimo entretenimento. São assim os primeiros minutos de Up – Altas Aventuras, a melhor animação dos estúdios Pixar até o momento e sem dúvida, um dos melhores filmes do ano.

A cena citada logo nos primeiros minutos da película narra toda a vida de Carl Frederiksen até o momento, um humano repleto de emoções e espírito aventureiro que infelizmente, devido às “surpresas” que a vida lhe impôs, se torna um velho chato e rabugento. A cena, apesar de não apresentar fala alguma, promove sentimentos de emoção e reflexão que dificilmente se vê nas animações, principalmente nas lançadas nos últimos tempos.

No decorrer da história, Carl conhece Russel, um garoto escoteiro ansioso por viver aventuras, ou seja, o seu “eu” no passado, afinal Russel apresenta os mesmos anseios e atitudes de Carl quando jovem, e juntos, ambos vão aprender de maneira nada convencional os principais valores da vida e de uma verdadeira amizade.

Trata-se aqui de uma narrativa que de maneira alguma tem como foco o humor (como as animações atuais insistem em fazer e muitas das vezes de maneira ridícula), é claro que em determinados trechos as gargalhadas são inevitáveis, contudo Up vai muito além disso, é uma história que tem como foco a busca pela felicidade; Carl tem a chance de viver enfim a história que jamais viveu (ainda que hoje seus conceitos estejam diferentes) e Russel tem a oportunidade de se tornar aquilo que sempre quis, não só um escoteiro formado através das constantes teorias, mas um veterano em aventuras. Além disso, trata-se aqui de amor, de amizade e em certos momentos é de se encher os olhos quando se vê o tema sendo tratado na tela.

Há ainda Dug, um cachorro que, devido a uma coleira especial, tem seus pensamentos convertidos em fala, e Kevin, um raro pássaro de 3,5m que não voa; personagens secundários que contribuem ainda mais aos valores que se tratam em Up, afinal, cada um desses quatro personagens completamente diferentes terão sérias lições a ensinar uns aos outros e mais ainda a aprender, e no caso de Carl, o velho rabugento, a reconstrução de seu passado e a volta do anseio pela vida.

Assim então se resume Up: um filme com ação, humor, aventura e além de tudo valores, uma animação com história e emoção, uma produção que não só agrada as crianças, mas que fascina a todos os adultos.

Um filme para toda a família e um dos melhores que já vi, e não estou considerando somente animações.

2 comentários:

Eslaine disse...

so pq vc se emocionou pra nao fala outra coisa!
mas o filme é realmente muito bom!
otimo de anição com lindos momentos!

Anônimo disse...

AAAAahhh nãoooo!

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Plantão Cinema. All rights reserved.