RSS

Atividade Paranormal


Produções filmadas em 1ª pessoa com um estilo um tanto quanto caseiro em que se busca mostrar de maneira convincente uma determinada série de eventos não é novidade alguma, afinal, tudo eclodiu com o lançamento de A Bruxa de Blair em 1999, uma produção que contava a história de um grupo de jovens que decide sair em busca de uma famosa lenda local, em que as câmeras eram manuseadas pelos próprios atores, como se tudo realmente fosse um registro de viagem em que os “aventureiros” filmassem todo seu trajeto. A inovação ganhou a atenção do público, estourou nas bilheterias (e isso não significa um bom filme) e claro, o estilo de filmagem passou a ser copiado por muitos que almejavam um sucesso sem ter uma história digna de um filme, afinal, foi somente por este fator que a Bruxa de Blair se tornou um sucesso (não fosse o estilo próprio de câmera e tudo seria merecidamente um fracasso, assim como foi o segundo filme).

Atividade Paranormal, escrito e dirigido pelo estreante Oren Pili segue a linha dos “filmes caseiros” e assim como seus antecessores se tornou um dos marcos no que se diz respeito a lucros em bilheteria, tanto que seus míseros 15 mil dólares lhe rendem algo que já ultrapassa os 100 milhões. Um filme que estourou na maioria dos cinemas em que foi exibido e tornou-se um dos mais comentados, polêmicos e divisores de opiniões do ano.

A narrativa simples (assim como toda a produção) conta a história de Micah e Katie, um casal que se vê transtornado com possíveis fenômenos sobrenaturais que podem estar ocorrendo em sua casa e decidem comprar uma câmera para que possam filmar seus dias e noites com o intuito de comprovar tais atividades tidas por paranormais, e é essa a única câmera em que toda a história se desenrola.

Tudo aqui segue a tendência do cada vez mais simples, desde o cenário das filmagens (a casa do próprio diretor), os atores desconhecidos (que realmente se chamam Micah e Katie) e principalmente o desenvolvimento da trama que por vezes carece de um roteiro bem escrito e acaba implicando na falta de atenção do espectador ao longo de quase toda a narrativa: somente um simples casal sem conteúdo algum que acredita estar sendo perseguido por algum tipo de força sobrenatural. É um desenrolar lento, entediante e que nada acrescenta à história.

Entretanto, diferente dos pioneiros da “filmagem caseira”, o desfecho de Atividade Paranormal que se estende por seus 25 minutos finais realmente se torna completamente diferente do que se viu até então e mostra-se um roteiro bem escrito e que na tela cumpre o que de fato tem por objetivo: assustar, prender a atenção do público mesmo que este tema o que está por vir, promover aquele típico gelo na barriga que poucos conseguem.

É então que tudo se complica, mas afinal, como classificar Atividade Paranormal?

É certo que não é o melhor terror da década, nem um clássico do cinema, como alguns exageradamente insistem em afirmar, até mesmo por que não fosse tal técnica de filmagem o próprio final seria algo banal e tosco como a maior parte da narrativa, pois todo o suspense e medo criado na história se baseiam unicamente no método caseiro do filme, que dá ao espectador a sensação de realidade, de o que se vê na tela é de fato um acontecimento real (mais uns 20 mil no orçamento e uns toques de efeito e toda a produção seria algo odiado por todos e sem crédito algum, afinal o que faz um filme memorável é um roteiro convincente e bem desenvolvido, algo que não há aqui), entretanto, se se utilizou somente de técnicas ou não, é certo que funciona e o filme realmente se faz valer em seus objetivos que de tão surpreendentes, fazem com que toda a chatice inicial seja superada e valha a pena, porém haja paciência!

7 comentários:

Jason disse...

Assisti esse filme já algum tempo, mas achei muito fraco, o ritmo capenga prejudica muito o filme. Pq grande parte do filme simplesmente não acontece nada, e quando acontece é de uma insignificância de dar raiva. O filme só fez sucesso por conta dos 10 milhões injetados pelo estúdio em marketing. De outra forma, isso não sairia nem pra dvd.

Parabéns pelo blog, li alguns textos e gostei bastante.

E valeu pela visita e comments no meu blog

abraços

ibere disse...

Ola, obrigado pela visita ao meu blog, realmente pretendo fazer as pessoas pensarem e usando o humor como maneira de transmitir isso!
parabens pelo seu blog, li duas materias: a do toy story 3 e a do paranormal.
eu adoro cinema, inclusive estou assisitindo um festival de yosujiro ozu um japones sensacional.
QUANTO AO QUE VOCE COMENTOU VOU DAR A SUGESTAO DE UM TERROR SENSACIONAL " deixa ela entrar" um filme sueco que mistura, bullying, pscicopatia, pedofilia, e muito suspense!

um abraço
continue na batalha
Ibere

Fabiano disse...

eu não vi o filme. depois do sucesso da Bruxa de Blair outras películas com filmada em 1a pessoa não fizeram o mesmo sucesso. de todos que vi, gostei mto de REC.
qto a Atividade Paranormal, mesmo sua crítica não sendo boa, me deu vontade de vê-lo.
seu blog é mto bom.
abraços.

Marcus Alencar disse...

Eu não vi nenhum dos dois, infelizmente. Mas já li muito sobre ambos e, portanto, só me falta a oportunidade certa para assisti-los algum dia e assim tirar minhas conclusões. O que posso dizer a respeito de sua análise é que você realmente lança um olhar interessante sobre o filme, mesmo fazendo suas criticas. Acho que esse tipo de estilo é talvez uma forma do cinema se tornar mais ``real`` aumentando ainda mais as sensações provocadas no espectador como se ele estivesse mais próximo da ação do que o normal. Não sei, afinal o suspense já faz isso muito bem, principalmente aqueles muito bem produzidos, os antigos nem se fala, afinal eles fazem muito com pouco e de qualidade ainda.

Rafael Peroni disse...

É realmente sobre Bruxa de Blair se não fosse o estilo de filmagem, com a câmera em primeira pessoa, muito usada em jogos de video-game, o filme não teria alcançado o sucesso que obteve.

Já atividade paranormal eu não tive a oportunidade de assistir ainda, mas os comentários são bons e li algumas críticas que falam bem do filme, porém, quando a crítica é boa e o filme ganha repercussão fico meio que com o pé atrás...rsrsrsrs

Parabéns pelo post!! Muito bom!!
Abraço

www.musicalsalad.blogspot.com

SóParaGarotas disse...

eu kero ver esse filme....
me disseram ki eh mt bom

Anônimo disse...

A cara voce deve ter medinho do filme, ou deve ter escrito isso bebado o filme é muito bom, recomendo..

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Plantão Cinema. All rights reserved.